Boneco de madeira – Muk Yan Jong
O Muk Yan Jong (boneco de madeira) é um dos muitos dispositivos de treinamento diferentes usados por praticantes de Artes Marciais chinesas. A história dos vestígios do Muk Yan Jong remonta do próprio Templo Shaolin, aproximadamente 1.400 a.C. (data exata desconhecida). Dependendo de qual sistema de Kung Fu, o boneco de madeira pode variar em aparência, sendo que para cada estilo tem um método de treinamento específico.
O Wing Chun Muk Jong consiste de um cilindro de madeira, apoiado por duas vigas atravessadas que o suspende do solo. Seus dois braços são estendidos e estão na altura dos ombros, o outro está na altura da cintura e, uma perna estendida para fora com uma curva semelhante um joelho flexionado.
O Muk Jong, principalmente, é usado praticando-se uma seqüência de movimentos conhecida como forma, ainda que, também pode ser usado como um parceiro de treinamento quando você não tiver disponível um colega. O número de movimentos pode variar ou a ordem da forma pode ser diferente, isto não importa, com o decorrer do tempo são usados os princípios corretos no treinamento. A forma consiste de 10 seções, somando 108 movimentos. O que mais importa são os princípios que fundamentam os 108 movimentos, pois quando entender corretamente fornecerá a você uma quantidade ilimitada de técnicas. O estudante não deve ficar limitado com a idéia de 108 técnicas.
O estudante irá iniciar o treinamento no boneco de madeira somente após ter digerido com domínio os conceitos e habilidades ensinados antes nas duas primeiras formas de mão do Wing Chun, Sil Lin Tao e Chum Kiu. Seria imprudente introduzir a primeira metade das técnicas do boneco de madeira antes, pois nelas consistem técnicas ensinadas dentro destas duas formas. A segunda metade da forma do boneco de madeira não é introduzida até o estudante ter completado com domínio a terceira forma da mão, o Bil Jee, a qual contém mais conceitos avançados e emergências técnicas. Em suma, a forma do boneco de madeira representa todas três formas de mão.
Existem algumas diretrizes importantes a serem seguidas pelo estudante na ordem correta de aprender a forma Muk Jong: Primeiro, o estudante nunca deve aprender como fosse um conflito com o boneco ou uso de muita força muscular. Batendo no boneco de forma dura que restrinja seus movimentos bem como evitando machucar-se. Ao contrário, deve fazer os movimentos de um para o outro completamente de forma fluídica com o uso do efeito chicote nos ataques liberando a quantidade de força suficiente, sempre na linha central do boneco. Com o uso de força muscular, irá causar danos aos nervos bem como diminuirá a sensibilidade do corpo. Treinando de forma correta poderá fortalecer os músculos, tendões e ossos. O treino incorreto no boneco de madeira é como um sparring ruim.
A forma também não deve ser praticada rapidamente, pois isto vai conduzir ao uso excedente de força muscular. O estudante deve aprender a relaxar seu corpo para evitar restringir o fluxo de energia e, a mente deve estar relaxada e livre de quaisquer pensamentos externos. O praticante deve parecer relaxado ao mesmo tempo com o espírito vivo e vigoroso. Os olhos não seguem o que as mãos e os pés estão fazendo, mas deve olhar diretamente no corpo do boneco, isto vai ensinar o estudante manter o foco no alvo pretendido, bem como aprende a usar visão periférica. Não perder o contato com o boneco entre movimentos, aprende a aderir com seu corpo inteiro, isto é chamado "poder de adesão". A habilidade de aderir melhora muito sua habilidade no chi sau, (mãos aderentes), exercício mais importante para o praticante de Wing Chun e, é usado como um caminho firme para um combate livre.
Praticando o Muk Yan Jong, o estudante aprende usar corretamente a distância útil entre si e o boneco e, com isto, aperfeiçoar e corrigir a linha central e a distância para trabalhar sua técnica eficientemente. Distância adequada também é aplicada para os passos nos movimentos em semicírculo em torno da frente do boneco. Técnicas com a distância correta ao boneco fluem melhor, enquanto técnicas com a distância incorreta não completará adequadamente suas intenções. Mãos e pernas devem estar com o fluxo em harmonia completa.
Para cima, abaixo, recuo e avanço, os movimentos são contínuos. A forma não deve acelerar para cima nem lentamente abaixo, em todas as seções. Movendo o corpo de forma contínua e fluídica em torno do boneco vai produzir o que é chamado unidade de corpo, treinando o corpo superior e inferior como uma unidade. Unidade de corpo é muito importante para o praticante de Wing Chun gerar o poder nas técnicas. Uma máxima Wing Chun declara: "mãos ajudam as pernas e pernas ajudam as mãos".
A forma também pode ser feita com olhos vendados para aumentar a sensibilidade, fluir a consciência da linha central. Outra maneira é praticar a forma sem o Muk Yan Jong, isto é chamado "Hong Jong" (sombra do boneco), que é praticado no vazio igual como se fosse ao boneco. Treinando o Muk Yan Jong nestas diferentes formas o praticante irá melhorar o que já aprendeu no Wing Chun e, com isso poderá unir tudo. O estudante vai aprender e melhorar a coordenação, posicionando, corpo como unidade, poder de aderência, fluidez, fluxo de mãos e pernas em completa harmonia!
O único caminho para melhorar suas habilidades será através de intenso treinamento e acreditar no que está fazendo. Não se deve decorar a forma, mas treinar muitos anos até o domínio completo. “O poder vem da prática com freqüência regular”.
O Muk Jong do sistema Wing Chun fornece ao praticante uma valiosa ferramenta, determinadas qualidades e atributos, alcançando os requisitos máximos em artes marciais com melhora da velocidade, refinamento da exatidão (alvo, direcionamento), o poder (Power) nas técnicas e o sincronismo nos movimentos do corpo (timing).
Contato
Mauro RodrigoR. Borges de Medeiros 411D - Bairro Santa Maria - Chapecó
(49) 8422 4552
maurorflores@gmail.com